quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A distãncia entre o eBook e o livro


O ambientalista estadunidense Al Gore acaba de lançar a continuação de seu livro Uma verdade inconveniente, que trata do aquecimento global. Este novo trabalho, denominado Our Choice (Nossa escolha), foi lançado em formato eBook.

Abaixo está a apresentação, em video, deste novo eBook. Realmente, parece que o eBook começa a se distanciar do livro, a largos passos. A enorme interatividade do eBook não é apenas para encantar o leitor, mas se encaixa perfeitamente na proposta de livro de informar e de permitir que o leitor compreenda bem o assunto.

Assista ao video. Depois voltamos a conversar:


Como vimos, trata-se de um outro conceito de eBook. Imagine-se o poder que isso tem para acelerar o aprendizado das crianças e jovens nas escolas. Imagine-se um eBook ficcional que utilize esses recursos.

É bem verdade que a incorporação de vídeo e som nos arquivos de eBook ainda é uma tecnologia em desenvolvimento. Essa demonstração foi de um eBook construído especificamente para os aparelhos da Apple. Mas isso é só uma questão de tempo. Inevitavelmente virá.

Claro, sempre haverá aqueles que preferem um livro (em papel ou digital) que tenha somente texto, e no qual as imagens ficarão por conta da imaginação do leitor. Também é válido, claro. Mas, mesmo para estes casos, o eBook tem vantagens sedutoras. Uma delas, só para citar, é o preço. Outra é a facilidade de carregar quantos eBooks quisermos na bolsa ou na mala, sem que isso signifique peso a mais.

Menos peso. Menos preço. Mesmo que os eBooks ainda não tenham, todos, os recursos apresentados neste vídeo, ainda assim eles estão destinados a conquistar amplas fatias do mercado editorial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário