domingo, 8 de janeiro de 2012

Os navegadores


As notícias do final de 2011 são a de que o navegador Google Chrome ultrapassou o Mozilla Firefox. E que os dois juntos somam mais internautas do que o velho Internet Explorer. Para muitos, isso soa como algo ininteligível. "O que é Google Chrome? O que é Mozilla?", perguntam, admirados, aqueles que não têm o traquejo da internet, dos computadores, enfim, do mundo digital.

O que ocorre é que os iniciantes não conseguem distinguir certas coisas claramente. Para eles, aquela letra e azul é simplesmente sinônimo de internet. Não percebem que o Internet Explorer é apenas um entre muitos "browsers", ou seja, programas usados para entrar nos sites. No Brasil esses programas receberam o simpático nome de "navegadores".

O Internet Explorer não tem recebido, da Microsoft, um tratamento cuidadoso. O navegador perde em velocidade e recursos para os dois citados. E, além do mais, o Mozilla Firefox e o Chrome tem ótimas versões para o sistema Android, presente em boa parte dos tablets. Como o tablet é o dispositivo que mais tem crescido nas vendas, o Firefox e o Chrome crescem junto.

Não é intenção deste artigo falar das particularidades de cada um dos navegadores. Até porque essas características vão mudando rapidamente, e o texto ficaria desatualizado. Mas, já que citamos o termo "desatualizado", fica aqui um testemunho de como as coisas ocorrem nos dias de hoje: este texto começou a ser escrito com uma versão do Firefox e, dois minutos depois, continuou a ser elaborado numa nova versão, mais atualizada. É a rapidez da internet.

Há também outros navegadores igualmente bons. Por exemplo, o Safari, da Apple, que tem uma versão para Windows. Não podemos deixar de citar o famoso Opera, muito eficiente em termos de velocidade. E há também o simpático e compacto SeaMonkey, forjado na Fundação Mozilla, assim como o Firefox.

É preciso abrir a mente para outras possibilidades além daquelas que já conhecemos. Experimente um dos navegadores citados aqui. Use o Libre Office ou o Open Office, ao invés do Microsoft Office. Dessa forma ficamos mais livres, evitando a dependência em relação aos softwares de sempre.

Endereços para baixar os navegadores citados:


Firefox: http://br.mozdev.org/
Chrome: https://www.google.com/chrome/index.html
Opera: http://www.opera.com/
Safari: http://www.apple.com/br/safari/
SeaMonkey: http://www.seamonkey-project.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário